quinta-feira, 11 de maio de 2023

Texto de apoio

 Obs: (impresso para colar no caderno)



O que é a cultura do cancelamento?

A cultura do cancelamento é um movimento que estimula o boicote a pessoas, marcas ou empresas que agiram de formas censuráveis. Em geral, os erros cometidos envolvem machismo, LGBTfobia, racismo e, mais recentemente, os comportamentos que incorrem riscos à saúde pública.

Na prática, funciona assim: uma pessoa que usa as mídias sociais (Facebook e Twitter, por exemplo) presencia um ato que considera errado, faz uma foto ou um vídeo e posta em seu feed marcando a empresa empregadora e o perfil do denunciado.

Quando olhamos para o significado da palavra “cancelar”, entendemos a ideia do movimento, que visa “tornar algo nulo, sem efeito, sem valor”. Ou seja, o que se quer é que as personalidades ganhem menos visibilidade e parem de receber dinheiro pelo seu trabalho, porque não estariam de acordo com os valores que a sociedade busca hoje em dia.

De fato, há comportamentos que não são mais aceitos, e a população cobra por posicionamentos responsáveis, especialmente de famosos, que têm um grande alcance na mídia e impactam milhares de pessoas com suas opiniões.

Como lidar com a cultura do cancelamento? 

Responder no caderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação da professora

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY9OrGCBhnV2Z1_ykf-xB9G1AHBGYzHP7d3uTf4HQDvpq3mA/viewform?usp=sf_link