Obs: (impresso para colar no caderno)
O que é a cultura do cancelamento?
A cultura do cancelamento é um movimento que estimula o boicote a pessoas, marcas ou empresas que agiram de formas censuráveis. Em geral, os erros cometidos envolvem machismo, LGBTfobia, racismo e, mais recentemente, os comportamentos que incorrem riscos à saúde pública.
Na prática, funciona assim: uma pessoa que usa as mídias sociais (Facebook e Twitter, por exemplo) presencia um ato que considera errado, faz uma foto ou um vídeo e posta em seu feed marcando a empresa empregadora e o perfil do denunciado.
Quando olhamos para o significado da palavra “cancelar”, entendemos a ideia do movimento, que visa “tornar algo nulo, sem efeito, sem valor”. Ou seja, o que se quer é que as personalidades ganhem menos visibilidade e parem de receber dinheiro pelo seu trabalho, porque não estariam de acordo com os valores que a sociedade busca hoje em dia.
De fato, há comportamentos que não são mais aceitos, e a população cobra por posicionamentos responsáveis, especialmente de famosos, que têm um grande alcance na mídia e impactam milhares de pessoas com suas opiniões.
Como lidar com a cultura do cancelamento?
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