quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Cultura em movimento

Habilidades a serem aprofundadas: 

 EM13LGG101 Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. 

EM13LGG202 Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

EM13LGG403 Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. 

EM13LGG704 Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede. Eixos Estruturantes: Investigação científica, Processos Criativos e Empreendedorismo. Competências e Habilidades: 

EMIFCG01 Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais. EMIFLGG05 Selecionar e mobilizar intencionalmente, em um ou mais campos de atuação social, recursos criativos de diferentes línguas e linguagens (imagens estáticas e em movimento; música; linguagens corporais e do movimento, entre outras), para participar de projetos e/ou processos criativos. 

EMIFLGG12 Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida

                                                                      INTRODUÇÃO 

Semana 1: 3 aulas Professor, nesse primeiro momento, para acolher os estudantes e apresentar a proposta do componente, faça um resumo das informações gerais, elencando algumas das ações que serão desenvolvidas no decorrer das atividades, questionando-os quanto ao que eles esperam aprender ao longo do semestre com relação à Unidade Curricular de um modo geral. Em especial, foque em uma apresentação a respeito do que seria um núcleo de estudos; isto é, que se trata de espaços para o exercício da pesquisa, análise, curadoria de informação, entre outras ações, que têm como objetivo a formação de uma “instituição” ou “grupo” voltado essencialmente para ações, como: diligenciar, acompanhar e analisar atividades promovidas por outras instituições, agrupamentos, setores ou segmentos da sociedade. Ainda em diálogo com os estudantes, destaque como as atividades permitirão que eles ampliem o que já sabem sobre o campo jornalístico-midiático, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de investigação e de criação considerando esse campo, de acordo com os objetivos, e fazendo uso da Língua Inglesa, conforme o planejamento para o componente. Assim sendo, como sugestão para este momento inicial, você pode promover uma roda de conversa sobre o tema central do componente, que é a exploração de aspectos do campo jornalístico-midiático, apoiando a compreensão da temática por parte dos estudantes, de acordo com seus conhecimentos e vivências.

ATIVIDADE 1

MÍDIA HEGEMÔNICA

https://pixabay.com/pt/images/search/hegem%C3%B4nica/?manual_search=1

 

Como você tem acesso a notícias e informações no seu cotidiano?

 

(How do you usually access the news?)

 

Qual é o tema central dessas informações? (atualidades, entretenimento, história, economia, sociedade, entre outros)

 

(What is the theme in focus of the information? Current affairs, entertainment, economy, history, society, or others.)

 

Qual o formato delas? (postagens em redes sociais, stories, podcasts, vídeos, jornais televisivos, programas de rádio, revistas etc.)

 

(What is the type of media? Social media posts and stories, podcasts, videos, TV news, radio broadcasts, magazines etc.)

 

Você saberia dizer quais são as fontes delas?

 

(Can you tell the source of these media?)

 

Como você julga a veracidade de uma notícia?

 

(How do you evaluate the veracity of a news?)

 

Você costuma compartilhar muitas informações?

 

(Do you usually share lots of information?)

 

Se tem dúvidas sobre as informações contidas nas notícias, você checa as fontes citadas?

 

(When you get suspicious about an information, do you usually check the source?)

 

Se não, por quê?

 

(If you don’t, why?)

 

Quais são os veículos da imprensa internacional e nacional que vocês mais acessam?

 

(What are the national, and international,news channels you access the most?)



13 sinônimos de hegemonia para 1 sentido da palavra hegemonia: 

Qualquer forma de supremacia: 1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação da professora

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScY9OrGCBhnV2Z1_ykf-xB9G1AHBGYzHP7d3uTf4HQDvpq3mA/viewform?usp=sf_link